segunda-feira, 4 de outubro de 2010

As 10 maiores tragedias do mundo

Nº 10 - Titanic - US$ 150 milhões
O naufrágio do Titanic é possivelmente o acidente mais famoso do mundo. Em 15 de abril de 1912, o Titanic afundou na sua viagem inaugural e é considerado até hoje o transatlântico mais luxuoso já construído. Mais de 1.500 pessoas perderam a vida quando o navio bateu em um iceberg e afundou nas águas geladas. A construção do navio custou $7 milhões ($150 milhões em dólares de hoje).
Nº 9. Caminhão Tanque vs Ponte - US$ 358 milhões
Em 26 de agosto de 2004, um carro bateu em um caminhão tanque que carregava 32.000 litros de combustível, na Ponte de Wiehlta, na Alemanha. O caminhão quebrou a mureta da ponte e caiu 30 metros abaixo da Autobahn A4, resultando em uma gigantesca explosão e num incêndio que destruiu a capacidade de sustentação de carga da ponte. Os reparos de emergência custaram $40 milhões e o custo para repor a ponte é estimado em $318 milhões.
Nº 8. Colisão do MetroLink - $500 Milhões
Em 12 de setembro de 2008, no que foi considerado um dos piores acidentes de trem da história na Califórnia, 25 pessoas morreram quando um trem de passageiros da Metrolink colidiu de frente com um trem de carga da Union Pacific, em Los Angeles . Acredita-se que o trem da Metrolink tenha passado por um sinal fechado, enquanto o maquinista estava ocupado enviando mensagens de texto. Há previsões de que os processos devidos às mortes causem prejuízos de $500 milhões à Metrolink.
Nº 7. Queda do Bombardeiro B-2 - $1,4 Bilhão
Temos aqui nosso primeiro acidente de mais de um bilhão de dólares (e estamos apenas no nº 7 da nossa lista). Este bombardeiro B-2, invisível ao radar, caiu logo após a decolagem da base aérea de Guam, em 23 de fevereiro de 2008. Investidores creditaram o acidente a dados distorcidos nos computadores de controle de vôo, que teriam sido causados por umidade no sistema. Isto resultou em um repentino movimento ascendente do avião, o que fez o B-2 enguiçar e cair. Esta foi 1 de apenas 21 unidades produzidas, e foi o acidente de aviação mais caro da história. Os dois pilotos conseguiram ejetar os assentos e saíram do acidente ilesos.
Nº 6. Exxon Valdez - $2,5 Bilhões
O vazamento de óleo do Exxon Valdez não foi o maior, se comparação com os maiores vazamentos de óleo do mundo, mas foi muito caro devido à localização remota da baía Prince William (acessível apenas por helicóptero e barco). Em 24 de março de 1989, 41 milhões de litros de óleo foram derramados quando o capitão do navio, Joseph Hazelwood, abandonou os controles e o navio se chocou com um recife. A limpeza custou $2,5 bilhões à Exxon.
Nº 5. Plataforma de Petróleo Piper Alpha - $3,4 Bilhões
O pior acidente em alto mar do mundo. Durante um bom tempo, esta plataforma foi a maior produtora de petróleo do mundo, com extração de 317.000 barris de petróleo por dia. Em 6 de julho de 1988, em uma manutenção de rotina, os técnicos removeram e inspecioaram válvulas de segurança, essenciais na prevenção do acúmulo prejudicial de gás liquiefeito. 100 válvulas de segurança idênticas foram inspecionadas. Infelizmente, os técnicos cometeram um engano e esqueceram de substituir uma delas. Às 22 h daquela noite, um técnico apertou um botão de partida da bomba de gás liquiefeito e desencadeou o acidente de plafatorma mais caro do mundo. Em 2 horas, a plataforma de 100 metros de altura foi engolida pelas chamas. A plataforma acabou desmoronando e matando 167 operários, resultando em prejuízos de $3,4 bilhões.
Nº 4. Explosão do Challenger - $5,5 Bilhões
O Ônibus Espacial Challenger foi destruído 73 segundos após a decolagem, em 28 de janeiro de 1986, devido a uma junta defeituosa. A junta não vedou uma das uniões, permitindo que o gás pressurizado chegasse ao exterior. Isto fez com que o tanque externo derramasse a sua carga de hidrogênio líquido, causando uma gigantesca explosão. O custo de reposição do Ônibus Espacial foi de $2 bilhões em 1986 ($4,5 bilhões em valores de hoje). O custo da investigação, correção do problema e reposição de equipamentos perdisos foi de $450 milhões, entre 1986-1987 ($1 bilhão em valores atuais).
Nº 3. Vazamento de Óleo do Prestige - $ 12 Bilhões
Em 13 de novembro de 2002, o petroleiro Prestige carregava 77.000 toneladas de óleo combustível, quando um dos seus doze tanques explodiu numa tempestada perto de da costa, na Galicia, Espanha. Com receio de que o navio fosse afundar, o capitão pediu ajuda a equipes de socorro espanholas, na expectativa de que rebocassem o navio para um porto. No entanto, a pressão das autoridades locais obrigou o capitão a conduzir o navio para longe da costa. O capitão tentou obter ajuda das autoridades francesas e portuguesas, mas estas também mandaram afastar o navio do litoral. A tempestade, finalmente,cobrou o seu preço, fazendo com que o navio rachasse ao meio, derramento 80 milhões de litros de óleo no mar. De acordo com um relatório da Pontevedra Economist Board, o custo total da limpeza foi de $12 bilhões.
Nº 2. Ônibus Espacial Columbia - $ 13 Bilhões
O Ônibus Espacial Columbia foi o primeiro ônibus espacial da frota da NASA a voar em órbita. Foi destruído durante o retorno à atmosfera terrestre no espaço aéreo do Texas, em 1º de fevereiro de 2003, após a formação de um furo em uma das asas durante o lançamento, 16 dias antes. O custo original do ônibus espacial foi de $2 bilhões, em 1978. Isto equivale a $6,3 bilhões de dólares, em valores atuais. $500 milhões foram gastos na investigação, tornando esta a investigação mais cara de um acidente de aviação na história. A busca e recuperação dos escombros custou $300 milhões. No fim, o custo total do acidente (não incluindo a reposição do ônibus espacial) chegou a $13 bilhões, de acordo com o American Institute of Aeronautics and Astronautics..
Nº 1. Chernobyl - $ 200 Bilhões
Em 26 de abril de 1986, o mundo testemunhou o acidente mais caro da história. O desastre de Chernobyl é chamado de a maior catástrofe socio-econômica da história em tempos de paz. 50% do território da Ucrânia está contaminada de alguma forma. Mais de 200.000 pessoas tiveram que ser evacuadas e transferidas, enquanto 1,7 milhão de pessoas foram afetadas diretamente por este acidente. O número de mortes atribuídas a Chernobyl, incluindo pessoas que morreram de câncer anos mais tarde, é estimado em 125.000. O custo total, incluindo a limpeza da área, a transferência de pessoas e as compensações pagas às vítimas foi estimado em aproximadamente $200 bilhões. Só o custo de um novo abrigo de aço para a usina nuclear de Chernobyl é de $2 bilhões. O acidente foi oficialmente atribuído aos operadores da usina, que teriam violado procedimentos de operação e desconheciam os necessários procedimentos de segurança.

27 comentários:

  1. tem que acrescentar um subtitulo, essas não são as maiores tragédias, são as mais caras...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. MUITO BEM THAIS.....CONCORDO PLENAMENTE...

      Excluir
  2. Realmente, dado são chocantes, mas acho que poderiam enfatizar, nomear, dar ao fato mais sensibilidade ao realismo.

    ResponderExcluir
  3. Um assidente q até hoje não se pode chegar lá próximo da usina. Por isso q vai ser difícil ter um outro assidente humano mais caro q esse. E concordo em ter um subtítulo de os mais caros assidentes do mundo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eh ACIDENTE seu semi-analfabeto

      Excluir
    2. O que tem a ver ser nordestino e escrever errado ? Até onde eu sei isso não define em nada a escrita de uma pessoa. Sou nordestina e escrevo muito bem. Na verdade acho que antes de corrigir alguém, você mesmo deveria procurar a escola. Pois até onde eu sei "Soh" não existe e sim "Só."

      Excluir
    3. Toma Rodrigo, achou a resposta certa pro tamanho da sua ignorancia e pro tamanho do seu preconceito. Tambem sou nordestino, escrevi tudo corretamente. Vem falar na minha cara que sou semi analfabeto.

      Excluir
    4. Sou paulista mas acho que você deveria pensar muito bem antes de chamar algum nordestino de "semi-analfabeto" até porque segundo o novo acordo ortografico se diz "semianalfabeto". Quem está parecendo que não sabe escrever aqui é você, vá estudar.

      Excluir
  4. concordo também, pra mim a pior tragédia foi a do titanic pois foi a que mais morreu gente

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ah sim....Titanic foi a mais trágica???? Viadinho....deve ter chorado ao ver o Leonardo di Caprio morrer e afundar no mar

      Excluir
  5. em mortes o titanic foi o maior,e depois em segundo vem o acidente aério de tenerife

    ResponderExcluir
  6. em mortes o titanic foi o maior,e depois em segundo vem o acidente aério de tenerife

    ResponderExcluir
  7. Pelo amor de deus....eh triste ver como a maioria dos brasileiros não sabem escrever corretamente,e o mais incrível eh que querem postar comentários sobre assuntos que envolvem religião....política e até mesmo educação kkkkkkkkkkkkk
    Não sabem se quer cantar o hino nacional e querem opnar em assuntos que necessitam de inteligência....
    Esse eh o nosso Brasil (infelizmente)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Opinar seu semi analfabeto ...

      Excluir
    2. Opinar seu semi analfabeto ...

      Excluir
    3. Sequer no caso é junto. Pra quem chama os outros de semi analfabeto você ta precisando de umas aulinhas de português.

      Excluir
    4. Sequer no caso é junto. Pra quem chama os outros de semi analfabeto você ta precisando de umas aulinhas de português.

      Excluir
  8. Que triste ver que o povo brasileiro é tão ignorante,pessoas mal educadas...principalmente preconceituosa,...não sou nordestino..mas já conhecir alguns Estados do Nordeste,até onde vi São pessoas de estrema educação.

    ResponderExcluir
  9. Que triste ver que o povo brasileiro é tão ignorante,pessoas mal educadas...principalmente preconceituosa,...não sou nordestino..mas já conhecir alguns Estados do Nordeste,até onde vi São pessoas de estrema educação.

    ResponderExcluir
  10. Cuidado Rodrigo, o artigo 9.459 do código penal brasileiro diz que serão punidos na forma desta lei, os crimes resultantes de descriminação ou preconceito de raça, cor, etnia, religião ou procedência nacional. Então se você não pretende passar de 1 ano a 3 anos de reclusão e multa como pena, é melhor baixar sua bola.

    ResponderExcluir
  11. Esqueceram do mensalao e o assalto a Petrobras pelo PT.

    ResponderExcluir
  12. Esqueceram do mensalao e o assalto a Petrobras pelo PT.

    ResponderExcluir